Saúde mental é necessário no mercado de investimentos


O mercado de investimentos mexe com a alma humana. Muitas pessoas podem prejudicar seriamente sua saúde mental por apresentar os seguintes comportamentos:

  • Ansiedade por ganhar: o ser humano é muito vulnerável a poder e, em uma sociedade capitalista, quem tem dinheiro pode quase tudo. Quando surge uma oportunidade de aumentar renda, normalmente as pessoas fazem qualquer coisa para alcançar o máximo possível de capital, porém é necessária conscientização de que o mercado financeiro envolve risco e que quanto maior a probabilidade de ganho, também maior será a possibilidade de perda. Se você não estiver preparado, poderá se viciar em investimentos a ponto de perder o seu autocontrole (e em alguns casos até mesmo se endividar por isso).
  • Avareza: quando a possibilidade de enriquecer está a poucos cliques seus, é muito tentador sair de uma mentalidade de investidor para uma mentalidade de jogo de azar. Esse comportamento leva a ciladas como depressão por perda do próprio patrimônio.

Gostaremos de trazer dicas que contribuirão para uma boa saúde para quem deseja entrar no mercado de investimentos:

  • Tenha uma estratégia: há uma grande diferença entre alguém que simplesmente deseja ganhar dinheiro sem um plano e inicia sua vida na bolsa de valores entre a pessoa que se prepara antes, aprende com outras que já investiram e começa com uma estratégia robusta para ganhar com ações e fundos. O simples fato de ter um caminho leva a pessoa estar mais protegida psicologicamente em momentos de grandes variações do mercado financeiro;
  • Controle os riscos: diversificar uma carteira de investimentos e também os locais de compra de ativos gera uma maior proteção do seu patrimônio, ou seja, quanto mais protegido estiver seu patrimônio, provavelmente menor ansiedade você terá com seu dinheiro. A diversificação é uma maneira de controlar o seu risco no mercado financeiro.

O mercado financeiro pode trazer muitos problemas psicológicos se o investidor não for bem preparada para enfrentar os desafios e tentações inerentes desse nicho. Com perseverança e estratégia correta, provavelmente você atingirá seus objetivos sem prejudicar a sua saúde. Que esse artigo tenha contribuído no seu conhecimento sobre esse assunto.

Reveja suas estratégias e reflita sobre o trader e a inteligência emocional para lideres. Certamente será valioso para a sua vida, tanto profissional quanto pessoal.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.